outorga

É um dos principais instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos implementada pela Lei Federal no. 9.433/97, que atribui ao Poder Público à autorização de uso dos recursos hídricos a pessoa física ou jurídica, através de ato administrativo.
É imprescindível para legalidade e regularidade quanto ao uso de recursos hídricos quando se tratar de implantação, ampliação ou alteração de qualquer empreendimento que demande uso de água superficial ou subterrânea, bem como a execução de obras e serviços que alterem o seu regime, quantidade e qualidade.
A aplicação do mecanismo da outorga de direito de uso dos recursos hídricos no Estado de Sergipe obedece ao disposto na Lei no. 3.870/97, regulamentada pelo decreto no. 18.456/99.

Em corpos hídricos de domínio da União a Agência Nacional das Águas é responsável pelas outorgas de uso de direito. Segundo a lei nº 9.433/1997, a Agência Nacional de Águas (ANA) é a instituição responsável pela análise técnica para a emissão da outorga de direito de uso da água em corpos hídricos de domínio da União. De acordo com a Constituição Federal, corpos de água de domínio da União são aqueles lagos, rios e quaisquer correntes d’água que passam por mais de um estado, ou que sirvam de limite com outros países ou unidades da Federação.



outorga de uso de água poços captação de águacomo fazer outorga para empresa