Poluição versus Contaminação Ambiental

Você já deve ter ouvido muito falar desses dois termos. Muitas vezes com o mesmo sentido. Porém, é importante esclarecer que se referem a condições e situações bem diferentes. Por isso, afirmo que é possível algo estar poluído e não contaminado. Talvez você deve estar se perguntando, como isso é possível? Pois bem, eu vou esclarecer.

 

Para iniciarmos, vamos entender o que diz o dicionário sobre elas.

Poluição

•Ato ou efeito de poluir;

•Degradação das características físicas ou químicas do ecossistema, por meio da remoção ou adição de substâncias;

•Consequência do ato de sujar, macular, corromper, no sentido físico ou não.

Contaminação

•Transmissão de germes nocivos ou de doença infecciosa, infecção por contato;

•Transmissão de vícios, males, etc.

Agora que já sabemos o conceito de contaminação e poluição, vamos usar um exemplo para que possa facilitar nossa compreensão.

Imaginemos um rio, e nele foi jogado um sofá velho. A presença do sofá, faz como o rio esteja poluído e/ou contaminado?

Se você respondeu que a presença do sofá no rio faz como ele esteja poluído, mas não contaminado, acertou! O sofá não trouxe transmissão de doenças ou dissolução de substâncias químicas ou tóxicas para o rio, passíveis de causar intoxicação ou doenças. Apenas inseriu um objeto incomum, ou seja, sujou o rio no sentido físico.

Imaginemos agora, este mesmo sofá. Porém, antes de ser lançado sobre o rio, foi despejado sobre ele gasolina, óleo diesel e querosene.

Ao ser lançado no rio, as substâncias químicas que haviam sido lançadas sobre ele, agora está se misturando com a água do rio e sendo levada pela correnteza para outros lugares.

Observe que neste caso, a presença das substâncias químicas trouxe a possibilidade de contaminação por contato direto e ingestão, por pessoas que venham a consumir a água daquele rio ou de usuários por meio da recreação de contato primário, como o banho.

Neste caso houve a adição de uma substância, no sentido químico. Tal condição e situação nos leva afirmar que a água do rio está poluída e também contaminada.

O ideal é evitarmos tanto a poluição quanto a contaminação de qualquer corpo hídrico.