ave-da-america-do-sul-no-habitat-natural

Iniciativa de mitigação dos impactos da instalação de novos empreendimentos sobre os animais silvestres, o afugentamento de fauna é uma ferramenta essencial para a proteção das espécies. 

 

As obras de instalação ou ampliação de empreendimentos costumam trazer consigo impactos no meio ambiente, muitas vezes alterando o equilíbrio da biodiversidade local. Para garantir um desenvolvimento em maior harmonia com o entorno são utilizadas algumas metodologias que visam preservar a diversidade dos nossos biomas. No que se refere aos animais silvestres, o afugentamento de fauna é uma das medidas mais eficazes na busca pela preservação das espécies. 

 

O afugentamento de fauna, que pode ser um dos condicionantes ambientais exigidos pelo órgão ambiental competente para obtenção da licença necessária à continuidade das obras, tem como objetivo capturar, transportar e realocar os animais afetados pela intervenção na região, garantindo assim a sua segurança e seu bem estar. Além da captura e do transporte dos animais, o processo também envolve um esforço voltado à orientação e sensibilização dos trabalhadores envolvidos no projeto, bem como o suporte de médicos veterinários que agirão caso algum animal ferido seja resgatado. 

 

“Capturar e realocar animais silvestres são processos complexos e delicados, visto que além das autorizações para coleta e transporte de material biológico, é necessário que sejam adotadas metodologias específicas para cada grupo de espécies”, explica Gabriela Almeida, consultora ambiental. 

 

O processo de afastamento dos animais das áreas de risco deve ser realizado por um equipe técnica e acontece até que as obras sejam completamente finalizadas.