vista-da-cidade-com-predios-de-apartamentos-e-vegetacao-verde

Após décadas de crescimento desordenado das cidades e os desafios de enfrentamento da emergência climática, muitos países estão buscando alternativas para incorporar práticas mais sustentáveis no desenvolvimento urbano. Nesse contexto, o setor da construção civil é um importante aliado para a mudança de perspectiva no que se refere à redução dos impactos negativos no meio ambiente. 

 

De acordo com o Ministério das Cidades, os resíduos da construção e demolição representam de 51% a 70% dos sólidos urbanos. Além disso, o setor também é responsável por emissões recordes de dióxido de carbono (CO2), como apresentou o Relatório de Situação Global 2020 para Edifícios e Construção, em que a indústria da construção aparece com 38% do total de emissões globais de CO2. 

 

O ponto de virada para incorporação de formas de construir ambientalmente mais responsáveis - preservando recursos naturais e reduzindo os impactos no meio ambiente - vem através da adoção de tecnologias e práticas de desenvolvimento sustentável aplicadas à engenharia e à arquitetura. 

 

Descarbonização

 

Descarbonizar a indústria da construção civil tem sido uma alternativa bastante difundida no auxílio ao enfrentamento de parte dos problemas climáticos globais. De maneira geral, consiste na redução das emissões de carbono na atmosfera, em especial o CO2, nos projetos de construção pode ser incorporada a partir da eficiência energética e do uso de energias renováveis, por exemplo. 

 

Tendo em vista essa perspectiva de desenvolvimento mais sustentável, o mercado imobiliário começa a apresentar iniciativas que vão desde o uso de metodologias mais ecológicas e materiais renováveis até o conceito de edifícios carbono zero - construções autossuficientes que controlam as emissões de carbono geradas desde a fase inicial da obra. 

 

Arquitetura sustentável 

 

Iniciativas pensadas para tornar os empreendimentos mais ecoeficientes também são tendências na arquitetura e recebem o nome de arquitetura sustentável ou arquitetura verde. Nesses casos, o projeto arquitetônico tem como objetivo otimizar a gestão dos recursos naturais de modo a reduzir os impactos no meio ambiente. 

 

Uso de estruturas pré-moldadas, materiais recicláveis, opção por fontes renováveis de energia, sistemas de reuso de águas da chuva e tratamento dos resíduos são algumas alternativas que tornam as edificações mais sustentáveis e estão se tornando tendência no mercado imobiliário.