É cada vez maior a preocupação com a poluição ambiental e seus impactos, inclusive na atmosfera do planeta. Por isso, empresas, sociedades e governos criaram mecanismos para ajudar a reduzir a poluição atmosférica, como o monitoramento de gases.

 

O CONAMA nº 382, de 2006, é a principal legislação ambiental para o controle de emissão de poluentes na indústria, estabelecendo limites para fontes fixas. Já a  resolução nº 491 do mesmo órgão, dispõe sobre os Padrões de Qualidade do Ar, determinando critérios que influenciam na gestão da emissão de poluentes.

 

Controlar a poluição atmosférica também é fator decisivo para certificações, como a NBR-ISO-14001:1996, que em seu requisito 4.5.1 de Monitoramento e Medição diz que é dever da organização estabelecer e manter procedimentos documentados capazes de medir e monitorar periodicamente as principais características da operação ou das atividades desenvolvidas que possam causar um impacto significativo no meio ambiente.

 

O monitoramento de gases:

➡️ Pode medir a quantidade de poluentes lançados na atmosfera;

➡️ Pode monitorar a quantidade de poluentes dispersos no ar.

 

Ambas as medições são importantes para o controle da poluição atmosférica.

Se a sua empresa ainda não está realizando o monitoramento de gases, fale com a GA AMBIENTAL! ♻️

 


#poluicaoatmosferica #gases#monitoramentodegases #legislacao #licenciamento#meioambiente #consultoria #gabrielaalmeida #gabrielaalmeidaconsultoria