Você sabe o que é sustentabilidade

O termo virou jargão e caiu na boca do povo, que tomou posse do termo e o usa muitas vezes sem nem saber o que significa. Há ainda aqueles que usam o termo sustentabilidade como adjetivo ou pior, fazem simbologia de sustentabilidade com o “verde” de natureza, natural.

 

A verdade é que a palavra representa um conceito que se tornou o zeitgeist dessa era.

O que percebo hoje é que muita gente fala do termo, porém poucas delas sabem o real significado de sustentabilidade. A tentativa de esclarecer sobre seu conceito por vezes é um tremendo e polêmico desafio.

Eu, fui vítima de pessoas assim, que certamente não sabem e compreendem o que quer dizer sustentabilidade.

Deixe-me contar esta história: Certa vez fiz uma campanha da minha empresa numa rede social conhecida como Instagram, cuja frase exposta no card publicitário, dizia assim: “Saiba como a consultoria ambiental pode fazer seu negócio crescer com sustentabilidade”Uma possível seguidora escreveu algumas mensagens nos comentários, perguntando se derrubar árvores, vegetação nativa, dunas, etc., era sustentabilidade.

Um preâmbulo aqui, para você entender o contexto desta história que tem total relação com nosso assunto. Então, em outra postagem no Instagram, coloquei a imagem de uma placa alusiva ao licenciamento ambiental, com a minha marca e informações da minha empresa, informando que naquele local, havia sido licenciado (os estudos ambientais) pela minha empresa. A fixação da tal placa além do cunho publicitário atende a obrigação legal prevista pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura – CONFEA.

 

Bem, a placa havia sido instalada em uma área com presença de pequenas dunas, com menos de 2 metros de altura. Bom, a questão é que o órgão ambiental, por meio dos estudos técnicos apresentados e fundamentado pelo entendimento hermenêutico da Lei Federal, conhecida como Código Florestal, que rege sobre áreas de vegetação nativas, expediu a autorização para supressão da vegetação e movimentação da terra.

A seguidora sem compreender, entendeu isso como afronta à sustentabilidade. Será que você também não está neste momento se perguntando, e não foi?

A palavra sustentabilidade possui diversos mitos. Quantas vezes você já não ouviu ou viu campanhas políticas e/ou publicitárias aludindo o verde como algo sustentável e vice-versa. De fato, há alguma relação sim, mas entenda que o termo verde significa a preferência do natural sobre o artificial, só que isso não quer dizer que o artificial não venha ser, mais é sustentabilidade.

Para que você compreenda isso, é preciso “sair da caixinha” e considerar as perspectivas sociais e econômicas levando em conta também, a cultura e a política do lugar. O mais importante é saber ou entender o conceito de meio ambiente, uma vez que há relação direta entre sustentabilidade e meio ambiente.

 

Para muitos, muitos mesmo, meio ambiente é a natureza, a ecologia, os ecossistemas, os seres bióticos (com vida), e estão certos, de fato, a natureza é parte do meio ambiente, mas ele não é composto só disso. Meio ambiente é tudo aquilo que nos cerca criado pela natureza e criado pelo homem, como as cidades. É também o desenvolvimento que move a economia e as ações que abraçam o social.

Há de se compreender a função do meio ambiente e sua conjuntura. Perceber o meio ambiente como o meio antrópico, meio natural, meio cultural e artístico, meio genético e até meio ambiente do trabalho. Aprender a ver o “verde” como parte integrante do desenvolvimento milenar mundial.

Os invejáveis países desenvolvidos, são desenvolvidos por quê? Você acha que nesses países o meio ambiente natural é intocável? Se fizeres uma pesquisa criteriosa, verás que é o contrário. A natureza, na verdade os recursos naturais, são explorados de forma equilibrada, e isso é sustentabilidade.

 

Esses países adotam tecnologia comprovadamente eficientes para tratamento de esgoto, para tratamento e disposição final de resíduos sólidos (lixo). As pessoas e as autoridades são “verdadeiramente” comprometidas com a “natureza” e com o “desenvolvimento”, a política é uma política integrativa e a justiça faz justiça com leis sólidas.

Falar de sustentabilidade no Brasil ainda é um gargalo e uma realidade distante, mas possível, se aplicada como se deve e não da forma que vem sendo tratada.

Entenda sustentabilidade como uma fórmula equilibrada de exploração dos recursos naturais para o desenvolvimento econômico e social de uma local.

Por essa razão, a Leis Federais Brasileiras, conhecidas como Código Florestal e Lei da Mata Atlântica, Amazônia Legal, etc. estabeleceram critérios para exploração dos recursos naturais. E para manter o equilíbrio e assegurar o natural para as futuras gerações, preconiza e exige que sejam deixadas áreas como reservas ambientais, criadas as unidades de conservação, que sejam elaborados e executados planos de compensação ambiental e/ou planos de recuperação de áreas degradadas, sempre quando for possível sua reconstituição.

Na verdade, sustentabilidade, vai muito além do que escrevi aqui.

Mas, podemos começar a usar a sustentabilidade de forma correta, começando por reduzir o consumismo exacerbado, por adotar métodos cotidianos contra o desperdício e por respeitar a história cultural de uma região quanto suas peculiaridades.